Sobre a Revista

Sortuz: Oñati Journal of Emergent Socio-Legal Studies (ISSN 1988-0847) (http://opo.iisj.net/index.php/sortuz/index) é um jornal de acesso aberto do Instituto Internacional Oñati de Sociologia do Direito (IISL), estabelecido pelo Comitê de Pesquisa em Sociologia do Direito (RCSL) da Associação Internacional de Sociologia (ISA) e pelo governo do País Basco. Sortuz é uma revista de acesso 100% aberto que se baseia na revisão por pares duplo-cega para garantir a qualidade dos trabalhos que publica; leia mais sobre nossa política de revisão na seção Diretrizes para autores. A chamada para artigos individuais sobre questões sociojurídicas está aberta durante todo o ano. A Sortuz também recebe propostas de edições especiais de acadêmicos da área sociojurídica de todo o mundo.

A Sortuz procura criar um espaço virtual, mas real, que fortaleça a comunidade emergente em torno das relações entre o direito e a sociedade através da publicação de pesquisas de qualidade. De facto, a comunidade de académicos que ano após ano se reúne, discute e cresce nas instalações do IISL pode encontrar nesta revista uma oportunidade adicional para partilhar e discutir os seus conhecimentos e descobertas. No entanto, Sortuz pretende também ser um local de encontro para alargar o alcance da comunidade Oñati a quem não tem um envolvimento prévio com o IISL, mantendo-se também comprometido com a perspectiva ampla e inclusiva dos estudos sócio-jurídicos promovidos pelo IISL.

Sortuz, que significa "criação" em basco, procura promover pesquisas sócio-jurídicas de qualidade, originais e emergentes entre diferentes espaços de produção de conhecimento através de suas seções:

- Artigos: para trabalhos não publicados em pesquisa sociojurídica, incluindo documentos de trabalho, rascunhos elaborados e trabalhos acadêmicos originados de dissertações. Os envios são feitos por meio deste site, e os artigos podem ser escritos em qualquer um dos idiomas oficiais do IISL: inglês, espanhol, basco, francês e português. Este é o eixo central da Sortuz, que pretende ser uma plataforma para que jovens acadêmicos, emergentes ou juniores, com pouca experiência prévia em publicação, se familiarizem com os esquemas de publicação e, simultaneamente, aprimorem suas habilidades na escrita de artigos acadêmicos, sem abrir mão da nível de exigência de qualidade e requisitos formais adequados. Acadêmicos experientes e bem estabelecidos também são sempre bem-vindos para enviar seus artigos. O comprimento recomendado é de 5.000 a 8.000 palavras, incluindo título, resumo, notas de rodapé e referências. Fazemos uma distinção entre artigos temáticos (aqueles submetidos no contexto de uma edição monográfica da Sortuz, acordados pelos editores convidados) e artigos individuais (artigos acadêmicos sobre tópicos sócio-jurídicos não incluídos a priori em uma edição monográfica da Sortuz).

- Traduções: artigos com relevância estabelecida no campo sócio-jurídico podem ser considerados para tradução. Esta seção tem como objetivo aumentar a comunicação entre diferentes esferas de produção de conhecimento. Os artigos desta seção são selecionados pelos Editores, com o aconselhamento do Conselho Editorial.

- Resenhas. Revisões de documentos que recentemente se tornaram parte do Catálogo da Biblioteca do IISL são especialmente bem-vindas. O tamanho recomendado para resenhas de livros é entre 2.000 e 3.000 palavras. Também aceitamos resenhas de edições específicas de outros periódicos sociojurídicos. Esses envios não são enviados para revisão por pares; Em vez disso, eles são selecionados pela equipe editorial permanente, que pode fazer comentários ao autor.

- Entrevistas. Para estudiosos sócio-jurídicos do mundo inteiro. Esses envios não são enviados para revisão por pares; Em vez disso, eles são selecionados pela equipe editorial permanente, que pode fazer comentários ao autor. Como esforço para colaborar na disseminação do conhecimento entre diferentes esferas de produção, a seção Traduções apresentará traduções de artigos sociojurídicos já relevantes.

Sortuz é uma revista de acesso 100% aberto e com avaliação duplo-cega por pares para garantir a qualidade dos trabalhos que publica; Leia mais sobre nossa política de revisão na seção Diretrizes de envio

Frequência de publicação

A Sortuz publicará um volume por ano, com edições semestrais. Outras edições especiais poderão ser publicadas.

As edições serão publicadas em abril e novembro.

Divulgação de propriedade

Sortuz é propriedade e publicada pela Fundação Oñati IISL, uma organização sem fins lucrativos que foi criada em conjunto em 1988 pelo Comitê de Pesquisa em Sociologia do Direito (RCSL) da Associação Sociológica Internacional e pelo Governo do País Basco, que atualmente fornece a maior parte o financiamento.

Para saber mais, leia os Estatutos do IISL: http://www.iisj.net/en/about-iisl/statutes-foundation-international-institute-sociology-law-o%C3%B1ati

Política de acesso aberto

Sortuz: Oñati Journal of Emergent Socio-Legal Studies é uma publicação Diamond Open Access e fornece acesso aberto imediato a todo o seu conteúdo, partindo do princípio de que disponibilizar pesquisas gratuitamente ao público apoia uma maior troca global de conhecimento.

Taxas de publicação

Em linha com nossa política aberta, a Sortuz não cobra taxas de processamento de artigos ou taxas de submissão de qualquer tipo.

Serviços de arquivamento e indexação

Este periódico utiliza o plugin PKP Preservation Network (PKP PN), desenvolvido pela PKP para preservar digitalmente periódicos OJS. O PKP PN garante que periódicos que não fazem parte de nenhum outro serviço de preservação digital (como CLOCKSS ou Portico) possam ser preservados para acesso de longo prazo.

Sortuz está incluído nos seguintes serviços de Resumo e Indexação:

  • Scopus
  • Dialnet
  • Google Acadêmico
  • ÍNDICES CSIC (Índice descontinuado)
    ISOC
    Dulcinea
  • Latindex
  • MIAR

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos no site do periódico serão usados ​​exclusivamente para os propósitos declarados do periódico e não serão disponibilizados para nenhuma outra finalidade ou a nenhuma outra parte.

Leia nossa Política de Privacidade aqui. Você pode escrever para legal@iisj.es para esclarecer dúvidas ou exercer seus direitos.

Política de preservação de arquivos digitais

Este periódico utiliza o plugin PKP Preservation Network (PKP PN), desenvolvido pela PKP para preservar digitalmente periódicos OJS. O PKP PN garante que periódicos que não fazem parte de nenhum outro serviço de preservação digital (como CLOCKSS ou Portico) possam ser preservados para acesso de longo prazo. O Manifesto Editorial do LOCKSS sobre preservação digital está disponível no seguinte link: https://opo.iisj.net/index.php/sortuz/gateway/lockss

Protocolos de interoperabilidade

Este periódico fornece uma interface OAI-PMH (Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting) que permite que outros sites e serviços de informação coletem os metadados do conteúdo publicado.

Especificações:

Protocolo: OAI-PMH Versão 2.0
Formatos de metadados: Dublin Core Metadata: Dublin Core; MARC; MARC21; RFC1807

URL para colheitadeiras: https://opo.iisj.net/index.php/sortuz/oai