Sobre a Revista

Sortuz: Oñati Journal of Emergent Socio-Legal Studies (ISSN 1988-0847) (http://opo.iisj.net/index.php/sortuz/index) é uma revista de acesso aberto do Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati (IISL), criada pelo Comitê de Pesquisa em Sociologia do Direito (RCSL) da Associação Internacional de Sociologia (ISA) e pelo Governo Basco.

Sortuz busca criar um espaço virtual, mas real, que fortaleça a comunidade emergente em torno das relações entre direito e sociedade, por meio da publicação de pesquisas de qualidade. A revista é especialmente voltada para pesquisadores em início de carreira e oferece uma plataforma valiosa para a publicação de seus primeiros artigos acadêmicos. De fato, Sortuz foi criada em 2007 por dois estudantes do IISL, Iker Barbero e Libardo Ariza. Ao mesmo tempo, Sortuz é também concebida como um espaço de encontro que amplia o alcance da comunidade de Oñati àqueles que ainda não tiveram vínculo com o IISL, mantendo sempre um firme compromisso com a perspectiva ampla e inclusiva dos estudos sociojurídicos promovida pelo Instituto.

Foco e escopo

Sortuz é uma revista internacional online, com revisão por pares, que publica trabalhos no campo das relações entre direito e sociedade. Esse campo é entendido de forma ampla, incluindo contribuições significativas para a compreensão e análise do direito como um conjunto de instituições, processos, práticas ou técnicas sociais, utilizando metodologias e abordagens das ciências sociais e humanas.

Sortuz acolhe trabalhos sobre uma ampla gama de questões sociojurídicas. São aceitos artigos centrados em jurisdições ou países específicos, mas incentivamos especialmente as submissões que ofereçam perspectivas mais amplas ou que permitam a extrapolação dos resultados para além de um único contexto.

Os artigos devem ter entre 5.000 e 8.000 palavras, incluindo título, resumo e referências. Embora seja obrigatório apresentar título, resumo e palavras-chave em inglês para todos os trabalhos, Sortuz aceita e incentiva o uso de outros idiomas: espanhol, basco, francês e português são as outras quatro línguas principais.

  • Artigos: trabalhos inéditos em pesquisa sociojurídica, incluindo working papers, versões elaboradas e artigos acadêmicos derivados de teses de mestrado.

  • Traduções: artigos de reconhecida relevância no campo sociojurídico podem ser considerados para tradução. Esta seção tem como objetivo aumentar a comunicação entre diferentes esferas de produção de conhecimento. Os artigos desta seção são selecionados pelos Editores, com o apoio do Conselho Editorial.

  • Resenhas: são especialmente bem-vindas resenhas de obras que tenham sido recentemente incorporadas ao Catálogo da Biblioteca do IISL. O tamanho recomendado é de 2.000 a 3.000 palavras. Também são aceitas resenhas de números específicos de outras revistas sociojurídicas. Essas submissões não passam por revisão por pares; em vez disso, são avaliadas pela equipe editorial permanente, que poderá enviar comentários ao autor.

  • Entrevistas: com pesquisadores sociojurídicos de todo o mundo. Essas submissões não passam por revisão por pares; em vez disso, são avaliadas pela equipe editorial permanente, que poderá enviar comentários ao autor.

Frequência de publicação

A Sortuz publicará um volume por ano, com edições semestrais. Outras edições especiais poderão ser publicadas.

As edições serão publicadas em abril e novembro.

Divulgação de propriedade

Sortuz é propriedade e publicada pela Fundação Oñati IISL, uma organização sem fins lucrativos que foi criada em conjunto em 1988 pelo Comitê de Pesquisa em Sociologia do Direito (RCSL) da Associação Sociológica Internacional e pelo Governo do País Basco, que atualmente fornece a maior parte o financiamento.

Para saber mais, leia os Estatutos do IISL: http://www.iisj.net/en/about-iisl/statutes-foundation-international-institute-sociology-law-o%C3%B1ati

Política de acesso aberto

Sortuz: Oñati Journal of Emergent Socio-Legal Studies é uma publicação Diamond Open Access e fornece acesso aberto imediato a todo o seu conteúdo, partindo do princípio de que disponibilizar pesquisas gratuitamente ao público apoia uma maior troca global de conhecimento.

Taxas de publicação

Em linha com nossa política aberta, a Sortuz não cobra taxas de processamento de artigos ou taxas de submissão de qualquer tipo.

Serviços de indexação

Sortuz está incluído nos seguintes serviços de Resumo e Indexação:

  • Scopus
  • Crossref
  • Dialnet
  • Google Acadêmico
  • ÍNDICES CSIC (Índice descontinuado)
    ISOC
    Dulcinea
  • Latindex
  • MIAR

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos no site do periódico serão usados ​​exclusivamente para os propósitos declarados do periódico e não serão disponibilizados para nenhuma outra finalidade ou a nenhuma outra parte.

Leia nossa Política de Privacidade aqui. Você pode escrever para legal@iisj.es para esclarecer dúvidas ou exercer seus direitos.

Protocolos de interoperabilidade

Este periódico fornece uma interface OAI-PMH (Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting) que permite que outros sites e serviços de informação coletem os metadados do conteúdo publicado.

Especificações:

Protocolo: OAI-PMH Versão 2.0
Formatos de metadados: Dublin Core Metadata: Dublin Core; MARC; MARC21; RFC1807

URL para colheitadeiras: https://opo.iisj.net/index.php/sortuz/oai

Política de arquivamento e infraestrutura técnica

Esta publicação utiliza o sistema de gerenciamento editorial Open Journal Systems (OJS), uma plataforma de código aberto desenvolvida pelo Public Knowledge Project (PKP).

O conteúdo é preservado digitalmente por meio da PKP Preservation Network (PKP PN), com base no sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe). O manifesto de preservação digital está disponível aqui.

A hospedagem na Web, a manutenção técnica e as atualizações da plataforma são gerenciadas pela CULTURAL HOSTING, uma empresa especializada em serviços para publicações acadêmicas.

Além disso, essa revista atribui identificadores DOI (Digital Object Identifier) persistentes a seus artigos, por meio da agência Crossref, o que garante sua rastreabilidade e persistência ao longo do tempo.