Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está sendo considerada por outra revista (ou uma explicação foi fornecida em Comentários ao Editor). Esta revista está atenta ao autoplágio, mesmo que seja acidental. Portanto, se elementos desta submissão tiverem sido publicados anteriormente, será incluído um documento suplementar fornecendo detalhes de cada publicação e indicando como esta submissão difere e se baseia na pesquisa e nas conclusões contidas no trabalho anterior.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos em Author Guidelines e OSLS's Citing and Referencing guidelines. Na medida do possível, as referências de documentos que podem ser encontrados on-line incluem um link. Você pode enviar um artigo formatado com outro estilo; no entanto, se ele for aceito para publicação, será solicitado que o adapte ao estilo Oñati.
  • Se estiver enviando para uma seção revisada por pares da revista, as instruções em Ensuring a Blind Review foram seguidas, incluindo a remoção de todos os códigos de campo.
  • É fornecida uma nota biográfica dos autores/as, incluindo afiliação, detalhes de contato postal e por e-mail e um número ORCID.
  • O resumo é uma síntese abrangente dos objetivos da pesquisa, da metodologia ou das metodologias utilizadas e das principais descobertas ou contribuições para o campo. Um resumo é fornecido, não ultrapassando 150 palavras.
  • Todos/as os/as autores/as leram e aceitaram os termos do nosso aviso de direitos autorais.

Diretrizes para Autores

Sortuz: Oñati Journal of Emergent Socio-Legal Studies mantém uma chamada permanente para artigos. A Sortuz também lança chamadas para artigos com o objetivo de publicar edições monográficas. Essas últimas chamadas têm uma data de início e uma data de término, e os artigos enviados fora do prazo não serão considerados para essas edições.

Os autores interessados podem enviar seus artigos inéditos por meio deste site. Cada autor deve garantir que seu artigo também não seja enviado simultaneamente para publicação em outra revista ou livro.

Os artigos devem ter no máximo 8.000 palavras e podem ser escritos em qualquer um dos idiomas oficiais do Oñati IISL (inglês, francês, espanhol, basco) ou em português. Entretanto, o envio também deve incluir um resumo de 150 palavras em inglês e 5 palavras-chave. Além disso, não deve ser feita nenhuma referência que revele a identidade do autor por meio do processo de revisão por pares. Recomendamos estruturar os artigos em títulos e subtítulos marcados com números, separados por ponto final (ou seja, 1.; 1.2.; 1.2.1.), com no máximo três números.

Os artigos devem usar o sistema de citação Autor-Data e incluir uma bibliografia completa. Consulte as diretrizes de citação e referência da Sortuz, desenvolvidas internamente pela revista. Quando um item estiver disponível eletronicamente (não em um banco de dados fechado), forneça o link do URL. Se houver mais de um link disponível para o mesmo documento, forneça o link DOI.

Observe que você é responsável pela revisão do seu artigo, antes do envio ou após a aceitação e o envio final. Os revisores podem sugerir alterações estilísticas ou apontar erros, mas não revisamos os artigos. Portanto, verifique cuidadosamente a ortografia e a gramática, bem como a clareza da expressão e, se você não for um falante nativo de inglês, considere a possibilidade de solicitar a revisão por um falante nativo de inglês com bom domínio do idioma jurídico. Se considerarmos que há um nível inaceitável de erros, devolveremos o artigo a você.

Se aprovado para publicação, seu artigo será formatado eletronicamente como um arquivo Portable Document Format (PDF), usando o layout padrão para artigos da revista. Se preferir manter seu próprio formato por um motivo específico, entre em contato conosco. Os artigos devem ser enviados como arquivos de processador de texto.

Avaliação cega

Remova seu nome do artigo e substitua-o por "Autor(a)" ("Autor(a) A", "Autor(a) B" e assim por diante, no caso de vários autores) e remova todas as referências pessoais das propriedades (metadados) do arquivo. Inclua sua afiliação e informações de contato (endereço postal e e-mail profissional) no formulário de envio. Da mesma forma, todos os códigos de campo devem ser removidos antes do envio, inclusive os códigos de referência cruzada (Zotero, EndNote etc.)

Revisão

Observe que você é responsável pela revisão do seu artigo antes do envio, bem como após a aceitação e o envio final. Os revisores podem sugerir mudanças estilísticas ou apontar erros, mas não revisamos os artigos quanto à forma ou ao conteúdo. Portanto, verifique cuidadosamente a ortografia, a gramática (consulte as diretrizes de gramática e ortografia da Sortuz) e a clareza da expressão, bem como a correção e a consistência das citações e referências. Se considerarmos que há um nível inaceitável de erros, devolveremos o artigo a você. Se aprovado para publicação, seu artigo será formatado eletronicamente como um arquivo Portable Document Format (PDF), usando o layout padrão para artigos na Sortuz. Se preferir manter seu próprio formato por um motivo específico, entre em contato conosco.

Os trabalhos devem ser enviados como arquivos de processador de texto. Use itálico em vez de sublinhado para dar ênfase (exceto para URLs). Depois que o artigo estiver pronto, ele será devolvido a você para uma última revisão, antes de ser definitivamente publicado.

Edição e publicação

Depois que o artigo estiver pronto, ele será devolvido a você para uma última revisão, antes de ser definitivamente publicado. Após a publicação, outras edições técnicas poderão ser feitas para corrigir erros de digitação ou para melhorar a legibilidade ou a apresentação do artigo, mas o conteúdo não será editado ou modificado de forma alguma, exceto por erros factuais que possam ser detectados pelo autor ou pelo editor.

Diretrizes de conteúdo

A Sortuz impõe uma série de requisitos mínimos para garantir um padrão de pré-revisão. Em todas as submissões, os autores devem certificar-se de que o texto esteja escrito em linguagem acadêmica correta. Recomendamos que os autores que escreveram o artigo em um idioma diferente do seu idioma nativo façam com que ele seja verificado por um falante nativo com bom domínio do uso da linguagem acadêmica. Um artigo pode ser rejeitado apenas com base em uma linguagem inadequada.

A Sortuz incentiva o uso de linguagem neutra em termos de gênero, que foi proposta para reduzir a discriminação e os estereótipos de gênero. Incentivamos o uso de linguagem neutra em termos de gênero que seja gramaticalmente correta. Em caso de dúvida, os revisores são convidados a consultar o editor.

No caso de edições especiais, além do mencionado acima, aplicam-se as seguintes diretrizes:

  • Atualidade, tanto para o contexto empírico quanto para as implicações teóricas da questão.
  • As instituições financiadoras da pesquisa que constitui a base do conteúdo do livro devem ser nomeadas, e a metodologia que embasou a pesquisa deve ser indicada.
  • Os artigos devem:
    • Atender a um conjunto comum de questões, idealmente de diferentes ângulos
    • Fazer referência cruzada: ser um trabalho bem unido e uma apresentação bem argumentada de um determinado tópico
    • Autores seniores, bem como acadêmicos mais jovens, e pessoas de diferentes gêneros e de origens diversas devem estar representados na autoria.

Processo de revisão por pares

A equipe editorial avalia as submissões para garantir que atendam aos critérios básicos de qualidade e formais da revista. Os manuscritos aprovados na revisão documental são enviados para revisão por pares externa e duplo-cega. As revisões são tratadas pelo editor-chefe. Com base nas revisões e recomendações dos revisores, a equipe editorial toma uma decisão informada sobre o artigo. A equipe editorial informará os autores desta decisão, incluindo as revisões anônimas completas feitas por revisores externos e a fundamentação da decisão.

Solicita-se que os autores tornem seus artigos anônimos e removam seus nomes e referências dos metadados do documento. As revisões também são anônimas. Toda a comunicação entre autores e revisores é feita por meio da Sortuz, para garantir o anonimato dos autores e revisores.

Os revisores são solicitados a comentar sobre os seguintes aspectos:

  1. O artigo está bem organizado e estruturado, o argumento flui bem?
  2. As fontes foram citadas de forma adequada e apropriada, e a linguagem e a expressão são claras, adequadas e apropriadas?
  3. O artigo tem interesse e originalidade suficientes para ser publicado na Sortuz?
  4. Você tem sugestões para a revisão do artigo:
    1. partes que poderiam ser encurtadas ou excluídas,
    2. argumentos ou pontos que precisam de esclarecimento, expansão ou desenvolvimento,
    3. pontos de vista ou trabalhos importantes e relevantes que o autor deveria levar em consideração, ou
    4. para a reorganização do artigo?
  5. Indique se suas sugestões são
    1. conselhos para o autor e o artigo pode ser publicado sem a verificação da versão revisada;
    2. você sugeriu alterações específicas que devem ser feitas, mas um não especialista pode verificar antes da publicação se as alterações foram feitas;
    3. artigo não deve ser publicado a menos que a versão revisada seja aprovada por você (ou se você não puder ou não quiser ler uma versão revisada, sugira, se possível, alguém que possa); ou
    4. o artigo não deve ser publicado.

No sistema, eles devem escolher uma das seguintes opções:

Aceitar o envio; Revisões necessárias; Reenviar para revisão; Reenviar para outro lugar; Recusar o envio; Ver comentários

Em caso de discordância grave entre os revisores, o editor pode tomar uma decisão final ou indicar um terceiro revisor.

Com base nas recomendações dos revisores, os autores serão notificados sobre o processo de revisão (Aceitar a submissão; aceitar com pequenas revisões; reenviar para revisão; recusar a submissão), incluindo os relatórios e comentários dos revisores.

Os autores devem revisar seus artigos de acordo com as recomendações em um prazo de duas semanas. Uma carta explicando as alterações feitas também deve ser incluída. Os autores devem responder às revisões, inclusive àquelas críticas ou desfavoráveis, abordando os principais pontos levantados pelo revisor e como eles foram tratados.

As recomendações dos revisores sempre serão levadas em consideração; no entanto, a revista tomará a decisão final sobre a publicação do artigo, e o autor será informado. Toda a comunicação será feita para a conta de e-mail usada para enviar o artigo à revista.

Se os autores acharem que não poderão devolver um artigo revisado dentro do prazo estipulado, eles deverão informar o Editor-chefe e sugerir um prazo alternativo. Se os autores não devolverem um artigo revisado dentro do prazo e não se comunicarem com a revista, ou não responderem às tentativas de contato da revista, a revista poderá arquivar o envio. Em geral, a revista tem o direito de arquivar qualquer artigo que tenha permanecido inativo por um longo período de tempo após as revisões e a recomendação de revisão terem sido comunicadas ao autor.

Política de autoarquivamento e compartilhamento

Fazemos distinção entre três tipos de documentos, dependendo do estágio de produção: Preprint, manuscrito aceito e Versão de registro (artigo de periódico publicado)

  • Um preprint é o trabalho original de um autor, antes ou logo após a submissão;
  • Um manuscrito aceito é o trabalho após incorporar as revisões sugeridas pelos revisores e outras emendas, adições ou alterações feitas pelo autor;

e

  • a Versão de Registro / Artigo de periódico publicado é a versão final e enriquecida do artigo, diagramada com o cabeçalho e os traços visuais de Sortuz, e após ter passado pelo processo de produção editorial que lhe agrega valor (composição, formatação, correção tipográfica, formatação de referências, paginação, publicação, disseminação e arquivamento). Este é o artigo que é publicado como parte de seu volume e número, no site de publicações da Sortuz (https://opo.iisj.net/index.php/sortuz/). A Sortuz tem direitos autorais sobre esses elementos.

A Sortuz trabalha com o princípio básico de que os autores sempre mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e a Sortuz sempre tem o direito de publicar primeiro os artigos que são aceitos.

Para conciliar os dois interesses, definimos algumas diretrizes simples sobre como os autores podem compartilhar seus trabalhos.

Preprint

Os autores podem compartilhar seu preprint em qualquer lugar e a qualquer momento.

Manuscrito aceito

Os autores podem compartilhar seu manuscrito aceito imediatamente:

  • por meio de sua página pessoal ou blog não comercial (incluindo Academia.edu, Researchgate.net, SSRN.com e plataformas semelhantes)
  • por meio de seu instituto de pesquisa ou repositório institucional para uso institucional interno ou como parte de um grupo de trabalho de colaboração em pesquisa somente para convidados, ou seja, um repositório fechado e não público
  • diretamente, fornecendo cópias a seus alunos ou colaboradores de pesquisa para uso pessoal.

Solicitamos que os autores indiquem que se trata de um artigo aceito pela Sortuz, cuja publicação está próxima, e que incluam um link para o site da Sortuz.

Versão de registro

A Sortuz tem uma licença CC BY, que permite que os autores compartilhem seu artigo publicado na revista (também chamado de versão de registro) em qualquer lugar imediatamente após a publicação oficial no site da Sortuz, desde que a republicação esteja em conformidade com a licença CC BY.

O IISL, como editor da Sortuz, solicita apenas que seja claramente reconhecido que a primeira publicação foi feita na Sortuz e que seja incluído um link para a versão publicada na Sortuz. Os autores sempre mantêm os direitos autorais de seu trabalho, portanto, são livres para citar e reproduzir partes de sua publicação oficial no Sortuz sem qualquer autorização por escrito do Sortuz. O reconhecimento da primeira publicação em Sortuz é suficiente e garante a transparência.

A Sortuz não estabelece nenhum período de embargo após a publicação de um trabalho em seu site oficial.

Consulte nossa Declaração de Direito Autoral para obter mais informações.

Como propor uma edição especial

A Sortuz convida à apresentação de propostas de Edições Especiais. A chamada é destinada a acadêmicos interessados em liderar uma equipe de colaboradores para a publicação de um número temático sobre qualquer aspecto no campo sociojurídico. Estamos especialmente interessados em edições que abordem assuntos recentemente não cobertos pela revista, e seus temas devem se enquadrar no campo dos estudos sociojurídicos amplamente compreendidos; para obter mais informações, consulte os Arquivos da revista. O Editor-chefe e sua equipe avaliarão as propostas, e cada grupo receberá uma resposta antes do final do ano. Para as propostas aceitas, a meta é finalizar a edição e publicá-la no prazo de um ano. Esse é um prazo provisório que pode ser renegociado com cada editor ou grupo de editores.

De acordo com seus princípios, a revista incentiva e acolhe especialmente propostas de equipes em que acadêmicos emergentes da área sociojurídica estejam adequadamente representados. Um equilíbrio adequado de gênero e diversidade geográfica também são apreciados.

A proposta não deve ter mais de 1.000 palavras e deve incluir pelo menos os seguintes pontos:

  • Um título provisório da edição especial e um parágrafo descrevendo seus objetivos, estrutura e uma justificativa para a escolha do tópico e como ele pode atrair os leitores internacionais, emergentes e diversificados da Sortuz.
  • Uma lista de autores confirmados, com breves notas biográficas, detalhes de contato e afiliação institucional, e um rascunho do resumo de sua contribuição; cada um dos colaboradores deve ter manifestado interesse em enviar um artigo para a edição especial. Cada colaborador pode ser autor ou coautor de mais de um artigo, mas a edição deve ser composta por não menos que 5 e não mais que 8 artigos, além de uma introdução.
  • Nomes, detalhes de contato e breves notas biográficas dos editores propostos para a edição. Eles trabalharão como Editores Convidados juntamente com o editor-chefe da revista, que se reportará aos Editores da revista.
  • Um rascunho da introdução ou um rascunho do artigo.

Se a proposta for aceita, os Editores Convidados e o editor-chefe trabalharão juntos em uma escala de tempo para garantir que a edição especial seja publicada em algum momento nos próximos dois anos. Os Editores Convidados são incentivados a sugerir uma data realista e atingível para o envio de todos os artigos para a Sortuz, considerando que, idealmente, os artigos devem ter sido pré-analisados pelos Editores Convidados. Além disso, os Editores Convidados devem enviar ao editor-chefe uma lista de colaboradores confirmados e uma lista de revisores em potencial, que os Editores da Sortuz podem adicionar àqueles de sua escolha. A partir de então, a edição em produção seguirá o procedimento usual aplicado a todas as edições da Sortuz e que é explicado detalhadamente na seção de política da revista.

Os editores da edição especial são responsáveis pelo conteúdo geral e pela qualidade da edição especial e devem pré-selecionar as contribuições e trabalhar em conjunto com os autores antes de enviar os artigos para a revista, a fim de garantir que os artigos atendam aos critérios mínimos de qualidade, estilo e conteúdo para serem aceitos pela revista para revisão externa. Passar pela etapa de pré-revisão e ser aceito como uma submissão à revista não garante a aceitação final e a publicação de um artigo. A decisão sobre cada artigo é, em última instância, uma decisão editorial e é tomada pela revista.

Correções da versão de registro (“Corrigenda”), retratações e retiradas

Aviso de correção

Fazemos distinção entre erros maiores e menores.

  • Todos os erros maiores são acompanhados de um aviso de correção separado. O aviso de correção fornecerá detalhes claros sobre o erro e as alterações que foram feitas na Versão de Registro (VoR). A Sortuz tomará as seguintes medidas:
    • Corrigir o artigo on-line;
    • Adicionar um aviso de correção ao artigo, detalhando claramente o erro e a correção feita, bem como a localização do mesmo no artigo;
    • Publicar o aviso de correção como qualquer outro item da revista.
  • Todos os erros menores incluirão uma nota de rodapé no artigo detalhando para o leitor que o artigo foi corrigido. Erros menores não afetam a compreensão do leitor sobre o material acadêmico.
  • Todas as modificações substantivas relacionadas ao conteúdo da versão de registro devem ser descritas em uma nota de rodapé que identifique as alterações feitas no artigo publicado.
  • Um artigo com pequenas correções não será acompanhado de um aviso de correção publicado separadamente.

Em ambos os casos, o artigo corrigido substituirá a versão anterior do artigo.

Um erratum (pl. errata) é um erro formal em um artigo resultante do processo de produção de uma submissão original para uma versão de registro. Geralmente, esses erros não afetam o valor ou a compreensão do leitor sobre o conteúdo acadêmico, portanto, serão corrigidos como erros menores.

Uma retratação é a retirada de um artigo e sua remoção do site on-line da revista, bem como a declaração informando sobre essa remoção e o aviso de que o artigo deve ser considerado inválido como fonte de conhecimento. A Sortuz retirará artigos por motivos relacionados à má conduta científica, incluindo plágio, erros graves e publicação duplicada/concorrente (autoplágio).

Os autores podem retirar um artigo enviando uma solicitação fundamentada à revista. As solicitações de retirada nesse estágio serão estudadas caso a caso, com atenção às especificidades da situação e às razões particulares apresentadas pelo autor, e serão concedidas apenas excepcionalmente. Os artigos retirados não contêm erros fatais que os invalidem (retratações).

Taxas de publicação

De acordo com nossa política aberta, a Sortuz não cobra taxas de processamento de artigos ou taxas de envio de qualquer tipo.

Artigos

Itens de trabalhos de pesquisa originais. Ao submeter um artigo, favor submetê-lo como Artigo Temático ou Artigo Individual. Veja abaixo.

Artigos individuais

Artigos individuais acrescentados em um número especial, que podem ou não estar tematicamente relacionados a ele, e que não foram coordenados pelos editores convidados do número, mas foram incluídos nele por decisão editorial. Por favor indique isso nos Comentários ao Editor quando fizer o envio.

Resenhas

Resenhas de livros sobre assuntos sociojurídicos ou de números notáveis ​​de outras revistas sociojurídicas. As resenhas têm limite de 3.000 palavras e devem incluir título do livro ou número especial, nomes dos autores ou editores, local de publicação e editora, número de páginas e informações de preço. Essas peças são revisadas em escritório e não passam por revisão por pares.

Traduções

Como esforço para colaborar com a difusão do conhecimento nas diferentes esferas de produção, a seção Traduções apresentará traduções de artigos sociojurídicos já relevantes.

Os artigos são selecionados pelos Editores da Revista; no entanto, sugestões de nossos leitores são muito bem-vindas.

Interviews

Entrevistas originais com personalidades destacadas no âmbito da investigação sociojurídica. Esses envios não foram avaliados por pares, mas foram revisados ​​pela equipe editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Se você tiver alguma dúvida, envie um email para legal@iisj.es